sábado, 8 de março de 2008

Exitante ou Hesitante?

Na ordem do dia anda o muito falado "Acordo Ortográfico". "É suposto haver uma uniformização da língua se queremos que ela vá a algum lado"... dizem as gentes. "A língua evolui, logo, temos de evoluir com ela"... é outra das afirmações que se ouvem. Que cambada!!! Esta é minha! Então temos de mudar a nossa forma de escrever, é isso? As coisas deixam de ser óptimas e passam a ser ótimas. Deixam de ser um facto e passam a ser um fato... (vai haver de certeza um lobby forte de alfaiates a defender esta alteração!!). Eu lembro-me agora de uma música do Carlos Paião que não seria a mesma com o acordo. O facto...desculpem... fato... (ou talvez faat daqui a algumas décadas visto o "a"ter bem mais preponderância que o "o"...) é que o nosso amigo Paião usa a palavra FACTO, pronunciando acentuadamente o C... ora bem... já se viu por este singelo mas incisivo exemplo que o acordo ortográfico vai limitar a acção artística dos nossos letristas. E lá caminha POrtugal para a mediocridade. Pensemos na Língua Inglesa. Se bem estou recordado, é a língua mais falada do mundo e não me lembro de haver qualquer tipo de acordo entre o que escrevem os americanos, os ingleses, os australianos, os sul-africanos... de certeza que é uma língua que entrará em declínio. :)



Ora, mas perguntam vocês: Que raio é que fez este gajo vir para aqui com este tipo de conversa estúpida??? Bem.. não precisam de ser tão brutos, mas eu respondo. O que aqui me traz hoje é o meu Post anterior. Deixem-me clarificar... No meu Post anterior, a determinada altura eu usei a palavra "exitante". Pensem bem... EXITANTE??? Que raio de palavra é essa??! A palavra correcta seria HESITANTE, de hesitar, não? Ora, muito para além da vergonha de ter dado um erro tão grosseiro como este (que poderia aqui tentar justificar com o meu constante contacto com a língua inglesa...), choca-me mais que ninguém me tenha corrigido!! Assumo que foi por uma de 3 razões:



1- Não sabiam! (recomendo então o regresso à escola...)

2- Não me queriam chamar de burro! (são amigos adoráveis, mas estas coisas avisam-se!)

3- Acharam que, com o advento do acordo, até nem ficava mal escrever aquilo assim!! (e é a esses que eu digo: QUE CAMBADA!!!! CUREM-SE)

7 comentários:

Master TBack disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Master TBack disse...

A CULPA É TUA!!!!

Já reparaste que os comentários ao teu ultimo post são só sobre comida e ainda por cima nacional!!!

Não sabes que ninguém pensa bem de estômago vazio e se toda a gente ficou a pensar nos pratos que mais gosta ou que faria, ou como faria ou como gostava que lhos fizessem (ai os camarões a açorda e a caldeirada do meu paizinho), toda a gente se esqueceu do gajo que queria comprar um carro...

E tu, que trouxeste à baila um dos assuntos que mais prazer dá ao Homem (comer), vens-te queixar que não repararam num erro ortográfico?!?!? :-D

EU fiquei tão chateado por não ter reparado no erro, que vou almoçar coelhinho à caçador e jantar uns camarõezinhos fritos regados a Alvarinho, só para esquecer!!!

Ah e já agora, FIRST!

sónia fernandes disse...

pois...no "erro" não reparei....
mas em relação ao acordo ortográfico, é realmente difícil aceitar algumas das mudanças, para alem de não as achar necessárias.
Não é por se passar a escrever as palavra com mais ou menos letras, que se vai alterar expressões que felizmente existem, e que são muito diferentes de país para país....
Os acordo não devia ser feitos para impor uma uniformidades, mas sim , para se respeitar a diferença!

Falando de ti: depois de tantas vacinas, fica mais fácil a chegada ao Malawi. importante dar noticias após achegada :) :) :)
beiji

Patrícia De Ataíde disse...

MANO
Para te ser sincera nem notei no erro..não por ter q voltar p a escola..lol..nem por achar bem esta treta do "Acordo Ortográfico"..simplesmente a vista leu o que o cérebro já sabia que querias dizer..mas acredita q se tivesse notado era a 1ª a avisar-te..pois se hà coisa que eu faço muitas vezes é corrigir quem fala ou escreve mal..é como a nova moda de colocar singular na palava TÈNIS..mas aonde já se viu dizer UM TÈNI..quase dá vontade de perguntar se colocam no singular toas as palavras terminadas em ÉNIS..hahahahaha
BEIJOKAS FOFAS DA MANA

Carla Marques disse...

Na verdade Há mais uma razão: não querer cair no estereótipo... if you know what I mean...
Já agora respondendo à tua irmã, eu já faço muitas xs essa pergunta: se for uma criança, pergunto qual o singular de lápis, se for adulto, qual o singular de pénis... nada melhor para embaraçar um chico-esperto ;)
Quanto ao acordo ortográfico ou até ao facto de meia dúzia de eruditos que ganham a vida a ganhar teias de aranha nas faculdades dizerem como se escreve ou fala, sou absolutamente CONTRA!!!! ex: quando eu andava na escola nós escrevíamos "dossier" e classificávamos a palavra como estranjeirismo e agora um qualquer senhor armado em escritor de dicionários diz que se escreve "dossiê"... e agora classificamos como? Neologismo à força...

Luisa disse...

Bom, mas acho que todos nos estamos a esquecer de uma coisa. A língua portuguesa sempre evoluiu com o tempo. Temos a Pharmácia ou a Luiza... Não estou a dizer que concordo com tudo no Acordo Ortográfico, mas há coisas que concordo. Se não dizemos as letras, então não fazem lá falta. O exemplo de "facto" é óptimo (ótimo), pois faCto é bem diferente de fato. Têm significados muito diferentes. Mas por exemplo, BaPtismo??? Nós não utilizamos o P e por que raio ele lá está? Antigamente lia-se o P, hoje em dia não. Logo não faz sentido. O mesmo se passa com ViCtor ou BaPtista...
Claro que estranhamos muitas coisas... Mas outros (e refiro-me especificamente aos brasileiros) também devem estranhar deixar de ter o trema ou deixarem de colocar acento numa palavra tão simples como Ideia. A ver vamos...
Beijos

Carla Marques disse...

MAs a diferença é a evolução natural da língua e outra é imposição de uma evolução quase que arbitrária aos olhos do comum cidadão. O acordo ortográfico e o outro exemplo que dei fazem parte deste segundo grupo. E penso que, como eu, muita gente não gosta que lhe digam como deve falar ou escrever...
Obrigada ao Ricardo por por proporcionar uma discussão tão interessante do meu ponto de vista ;)